Instituto Pensar - Revolução Brasileira: Pedro Hallal é o convidado da live desta quarta

Revolução Brasileira: Pedro Hallal é o convidado da live desta quarta

por: Ana Paula Siqueira


O professor universitário e epidemiologista Pedro Hallal é o convidado da décima quinta live da série "Revolução Brasileira no Século 21?. O evento vai abordar o tema "Ciência, Esporte e Pandemia? e será nesta quarta-feira (18), às 19h. O debate será transmitido pelo Socialismo Criativo e pelas redes do PSB.

A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento também contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do membro do Diretório Nacional do PSB, Domingos Leonelli; e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feita por James Lewis.

Quem é Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Uma das vozes críticas à política de enfrentamento à pandemia pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 24 de junho Hallal falou à CPI da Pandemia no Senado. Afirmou que cerca de 400 mil mortes pela doença no país poderiam ter sido evitadas caso medidas de controle, como o distanciamento social e a celeridade na vacinação, tivessem sido implementadas no país.

Hallal possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Foi reitor da UFPel entre 2017 e 2020. É docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia.

É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. Hallal também é editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Hallal, ciência e política

Pedro Hallal pode disputar uma vaga para o Senado nas eleições do próximo ano. De acordo com ele, o que o faz pensar na possibilidade é batalha pela ciência. O partido ainda não foi definido, mas certamente é do campo progressista, como PSB, PCdoB, PT, PSol ou PDT.

"Temos que vencer esta onda das pessoas que querem negar a ciência, querem que fechem as universidades?, enfatiza.

Autorreforma do PSB e a Revolução Brasileira

Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro "A revolução brasileira?, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

"A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente ? mas não simplisticamente ? a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.?
Caio da Silva Prado Júnior

Ciclo de debates sobre a Revolução Brasileira

live também será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates a a advogada, mestre em direito constitucional e especialista em gestão pública Isabel Figueiredo; o deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática  da Câmara dos Deputados Aliel Machado (PSB-PR); o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ); a antropóloga e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão; o historiador e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Jones Manoel; a deputada socialista Lídice da Mata (PSB-BA); o governador do Maranhão, Flavio Dino; o deputado constituinte Hermes Zaneti; os economistas Marco Antonio Cavalieri e Luiz Gonzaga Belluzo; o geógrafo Elias Jabbour; o professor José Luiz Borges Horta; o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) Jonas Donizette; e o mestre em cultura e sociedade Zulu Araújo.

Confira tudo que já rolou nas lives

Com informações do Diário Popular




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: